Entre Gonzos e Parafusos

Imagem


Entre Gonzos e Parafusos

Autor: Paula Parisot
Editora: Leya
Ano: 2010
Edição: 1
Páginas: 172
Original: Entre Gonzos e Parafusos

A psicanálise é um dos meus temas favoritos desde adolescente. E este livro apresenta de forma poética o delírio e a psicanálise, contando a história de uma jovem psicanalista chamada Isabela, que é obcecada por uma pintura de Elizabeth Bachofen-Echt, uma baronesa que ganhou notoriedade como musa e modelo do pintor austríaco Gustav Klimt.

Isabela é apaixonada por Frederico, com quem tem um relacionamento esporádico e fugaz. Ela descobre depois, que apesar de Frederico gostar e sentir um afeto muito grande por ela, ele se divide e nunca entrega-se por completo por causa de um amor proibido e mal resolvido. O livro nos faz imergir em um universo introspectivo e limitado pela insanidade. É narrado em primeira pessoa, e por vezes nos perdemos entre a realidade e a loucura. Após a resolução da personagem de internar-se em uma clínica de repouso, saímos do ambiente normal de problemas e situações do cotidiano e transitamos para o terreno poético da loucura e poesia.

Uma curiosidade sobre o lançamento deste livro foi que a autora, Paula Parisot, ficou uma semana confinada em um pequeno quarto de acrílico, instalado em uma livraria de São Paulo, de modo a encarnar as ações da protagonista. Falava sozinha, gritava, escrevia. Uma experiência sensorial e dotada de um pouco de voyeurismo. Uma estratégia de lançamento performática.

Destaque:

“Jamais saberei o que é morrer. Ninguém sabe, uma vez que não se vive a experiência de morte. Logo estamos condenados a viver eternamente.”

Anúncios

Sobre carolinayji

Desde que me conheço por gente, há algumas décadas, sou eu.
Esta entrada foi publicada em Paula Parisot. ligação permanente.

Uma resposta a Entre Gonzos e Parafusos

  1. Ótimo conteúdo, muito bem escrito e interessante. Parabéns!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s