Cadê Você, Bernadette?

Autor: Maria Semple
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2013
Edição: 1
Páginas: 376
Tradução: André Czarnobai

Original: Where’d you go, Bernadette?

Dedicatória:
Para Poppy Meyer 
IMG_20170301_075008_924

Em 2014-2015, este livro tornou-se febre entre os BookTubers aqui no Brasil. Nunca tive a intenção de ler (talvez porque a capa não tenha me agradado – sim, sou dessas), mas acabei rendendo-me ao best seller neste Carnaval.

Bernadette Fox, é, na Los Angeles do final dos anos oitenta e início dos noventa, uma jovem arquiteta bastante promissora que recebe uma bolsa MacArthur. No início da história, conhecemos a atual Bernadette, já em Seattle, mãe de Bee, casada com Elgin (que trabalha na Microsoft) e uma excêntrica dona de casa de meia idade.

O livro é quase todo narrado por Bee, mas mistura depoimentos, e-mails e outros documentos (inclusive do inimaginável FBI) que ajudam o leitor a entender, ainda que de forma bastante confusa, o que aconteceu com Bernadette.

Como forma de recompensa por suas excelentes notas na escola, Bee escolhe uma viagem com seus pais à Antártida (sim, ela também leu Shackleton) nas férias. O problema todo é que Bernadette começa a ter crises acerca da logística e do prévio enjoo que a passagem entre os icebergs e tormentas poderá causar a ela. A partir de um dado acontecimento, Bernadette some, e é aí que Bee começa a saga em busca do paradeiro de sua mãe, dando jus ao título à história.

O desenrolar da trama é interessante, e um pouco surpreendente.

Um livro que foge da linearidade temporal ordinária, com uma narrativa fluida e, por que não, viciante, “Cadê você Bernadette?” mescla comédia com um tom de crítica às grandes corporações, como no caso da Microsoft. Elgin trabalha até tarde todos os dias (precisa entregar seu projeto a todo custo, tendo ele serventia ou não para a humanidade), sua equipe sofre com boatos de demissão em massa, dentre outros comportamentos que só quem trabalha em uma grande empresa conhece.

Lendo mais sobre a autora, descobri que ela foi roteirista de alguns episódios de Mad About You, que é um dos meus seriados preferidos (mesmo se passando em Nova Iorque). Esta obra terá adaptação cinematográfica.

Destaques:

[1] Por exemplo, você sabia que a diferença entre a Antártida e o Ártico é que a Antártida possui solo e o Ártico é apenas gelo? Eu sabia que a Antártida era um continente, mas achava que também havia terra lá no norte. Aliás, você sabia que não há ursos-polares na Antártida? Eu não sabia! Eu pensei que nós veríamos do nosso navio os pobres ursos-polares tentando saltar de um iceberg em derretimento pro outro, mas para 44 presenciar esse triste espetáculo é preciso ir até o polo Norte. São os pinguins que habitam o polo Sul. Então, se você tinha uma imagem idílica de ursos-polares brincando com pinguins, pode ir perdendo suas ilusões, porque ursos-polares e pinguins estão, literalmente, em lados opostos da Terra. Acho que eu preciso sair de casa um pouco mais.

[2] PAPAI QUE CURTE O AR LIVRE: Você trabalha na Microsoft? EU: Ah, não, é o meu marido quem trabalha lá. (Já prevendo sua próxima pergunta.) No setor de robótica. PAPAI QUE CURTE O AR LIVRE: Eu também trabalho na Microsoft. EU: (Fingindo interesse, já que, na verdade, estou pouco me fodendo, mas puxa, como esse cara fala.) Ah, é? O que você faz? PAPAI QUE CURTE O AR LIVRE: Eu trabalho no Messenger. EU: O que é isso? PAPAI QUE CURTE O AR LIVRE: Sabe o Windows Live? EU: Hummm… PAPAI QUE CURTE O AR LIVRE: Sabe a capa do site da MSN? EU: Mais ou menos… PAPAI QUE CURTE O AR LIVRE: (Perdendo a paciência.) Quando você liga seu computador, o que aparece? EU: O site do New York Times. PAPAI QUE CURTE O AR LIVRE: Bem, é que tem uma página inicial do Windows que deveria aparecer. EU: Você está falando daquela coisa que vem instalada quando você compra um PC? Perdão, eu tenho um Mac. PAPAI QUE CURTE O AR LIVRE: (Começa a ficar na defensiva, porque todo mundo é louco pra ter um iPhone, mas existem rumores de que se Balmer vir você com um, você será demitido. Muito embora isso 157 ainda não tenha se provado verdadeiro, também nunca se provou falso.) Estou falando do Windows Live. É a home page mais visitada do mundo. EU: Acredito em você. PAPAI QUE CURTE O AR LIVRE: Que mecanismo de busca você usa? EU: Google. PAPAI QUE CURTE O AR LIVRE: O Bing é melhor. EU: Ninguém disse o contrário. PAPAI QUE CURTE O AR LIVRE: Se alguma vez na sua vida você acessou o Hotmail, Windows Live, Bing ou MSN, você deve ter visto uma aba no topo da página que diz “Messenger”. É nisso que eu trabalho. EU: Legal. O que você faz no Messenger? PAPAI QUE CURTE O AR LIVRE: Minha equipe está trabalhando numa interface para o usuário baseada em C Sharp e HTML5… E a partir daí meio que não dá mais pra entender, porque sempre existe um ponto em toda conversa desse tipo que simplesmente não tem como simplificar, por mais inteligente que você seja.

[3] Hoje no almoço, um físico vencedor do Nobel estava falando sobre “universos paralelos”. Não estou falando da hora da saída da Galer Street, com todos aqueles pais e suas jaquetas da North Face. É um conceito da física quântica que diz que tudo que pode acontecer está acontecendo em um infinito número de universos paralelos. Merda, não vou conseguir explicar agora. Mas estou dizendo, por um breve momento, no almoço, consegui entender. E, como tudo na minha vida, estava em minhas mãos e depois perdi.)

Anúncios

Sobre carolinayji

Desde que me conheço por gente, há algumas décadas, sou eu.
Esta entrada foi publicada em Maria Semple. ligação permanente.

2 respostas a Cadê Você, Bernadette?

  1. TdA diz:

    Te falar que a capa me lembrou o teste do psicopata.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s