Editora: Sextante
Ano: 2014
Edição: 1
Páginas: 196
Tradução: Fabiano Morais
Original: What I Know For Sure
Há mais ou menos uma década e meia atrás, assistia quase todos os dias o programa da Oprah na TV (The Oprah Winfrey Show), que para mim, é uma das maiores personalidades estadunidenses da atualidade. Ela ficou com seu talk show por 25 anos no ar.
O livro apresenta algumas reflexões sobre amor, gratidão, alegria e perseverança. Todos os capítulos são recheados de histórias com mensagens positivas, e principalmente, o retorno do Universo nas suas ações. Ah, e sim, ela é uma das entusiastas do fenômeno literário “O Segredo”. Fala também sobre a infância pobre e rígida da apresentadora e da gravidez na adolescência.
É curioso perceber, no reflexo dos olhos do outro, que a vida é muito mais do que sucesso profissional, orgias alcóolicas e ostentações facebookianas. A vida é sim mais que isso. Chegando agora aos meus 34 anos, percebo cada vez mais um desejo latente de ter (ainda mais) uma vida minimalista, um temperamento (ainda menos) ácido e, por que não, ligar o botão do famoso “F” de vez em quando. Às vezes (mas só às vezes), importar-se menos com o outro é saber viver.
Além disso, há várias referências literárias (principalmente de poemas) porque a Oprah lê bastante (isso é evidenciado pelo Clube do Livro, um compromisso mensal, onde ela indicava um livro em seu programa). Cabe aqui abrir um parênteses: sempre tive vontade de participar de um clube de leituras. Recentemente meu professor e amigo João Araújo, me chamou para um, mas sendo na Zona Sul, me desanimou um pouco por causa da distância. Há um outro também, da amiga da Aline no Recreio, que me interessou, mas também não fui atrás para ver. Talvez este ano, as coisas melhorem e eu consiga, finalmente, ingressar em um para conhecer pessoas que lêem os mesmos livros que eu e comecem os debates com visões diferentes – coisa que sinto falta, desde o término do ensino médio, quando eu terminava de ler (ainda que por obrigação) e conversava, horas a fio, sobre a leitura com meus colegas da escola.
Este livro eu peguei emprestado em um BookTruck da empresa onde trabalho, que, graças a Deus, incentiva o hábito da leitura nos seus funcionários.