A Vida do Livreiro A. J. Fikry.

A Vida do Livreiro A. J. Fikry
Autor: Gabrielle Zevin
Editora: Paralela
Ano: 2014
Edição: 1
Páginas: 192
Tradução: Flávia Yacubian
Original: The Storied Life of A. J. Fikry

IMG_20140911_085653

Confesso que escolhi o livro pela capa, sem muitas expectativas. Como o título sugere, o livro conta a história de A. J. Fikry, viúvo, trinta e nove anos e dono da livraria Island Books em Alice Island, uma ilha de difícil acesso. Após a morte de sua esposa, ele afunda no álcool e mau humor. Com a popularização dos ebooks, as vendas de livros físicos despencam. Tudo isto corrobora para a existência de um ambiente depressivo e um livreiro ranzinza.

Fikry difere totalmente dos donos de espírito de negócios das mega livrarias atuais. Abandonou seu doutorado para abrir a livraria. É do tipo que lê todos os lançamentos e oferece em suas prateleiras somente os livros que gosta. Conhece seus clientes e seus gostos literários. Eu gostaria de ter um amigo assim.

A mudança de comportamento de Firkry começa com a chegada de Maya, uma bebê que é abandonada na porta da livraria. Ela acende novamente a importância da rotina, de compromissos e o mais importante, a necessidade do respeito e a valorização do amor. Mas a grande guinada do protagonista ocorre quando conhece Amelia Loman, uma representante de vendas da editora Pterodactyl, que bate à porta de Fikry. Apesar de o primeiro encontro ser hostil e grosseiro, a mocinha conquista o coração cinzento do livreiro em uma divertida jornada. Cliché? Talvez, mas o amor é assim mesmo, não é?

Outros personagens são igualmente importantes, como o policial Lambiase, um dos responsáveis pela criação dos clubes de leitura da Island Books. É muito gratificante ver a evolução literária do policial, que não lia nada e passou a administrar o clube de leitura. Outra personagem importante é a Ismay, ex-cunhada do livreiro.

O desfecho do livro nos mostra que nunca é tarde para mudar, para cuidar de quem amamos. A autora nos diz que podemos fazer valer à pena.

O livro é cheio de referências literárias. Cada capítulo apresenta uma breve indicação de um livro de A. J. para sua Maya. Concordo com o que está escrito na capa: “Nenhum homem é uma ilha; cada livro é um mundo.” E você?

Destaques:

[1] A mulher assente. “Ele deve ser um grande fã do livro para trazer o Leon Friedman aqui depois de todos esses anos.”
“Sim”. Amelia sussurra: “A verdade é que foi por minha causa. Foi o primeiro livro que amamos juntos.”
“Que bonitinho. É como o primeiro restaurante ou a primeira música que dançam juntos ou algo assim.”
“Exatamente.”
“Talvez ele esteja planejando pedir você em casamento.”
“Pensei nisso.”

[2] Maya balança a cabeça. Não quer ferir os sentimentos de Amelia, mas isso é óbvio demais. “Conheço tanto dela quanto do meu pai biológico.”
“Você viveu com ela por dois anos. Sabe seu nome e um pouco da história da vida dela. Pode ser um ponto de partida.”
“Sei tudo que quero saber sobre ela. Ela teve sua oportunidade. Estragou tudo. “
“Isso não é verdade”, diz Amelia.
“Ela desistiu, não?”
“Ela provavelmente tinha seus motivos. Provavelmente fez o seu melhor.” A mãe da Amelia tinha morrido havia dois anos, e embora o relacionamento entre elas tivesse tido seus momentos difíceis, sentia saudade com uma ferocidade inesperada. Por exemplo, até sua morte, a mãe lhe enviava calcinhas novas por correio todos os meses. Amelia nunca precisou comprar roupas de baixo. Recentemente, deparou-se na seção de lingeries, fuçando na gôndola de calcinhas, e começou a chorar: Ninguém nunca mais vai me amar tanto.

Anúncios

Sobre carolinayji

Desde que me conheço por gente, há algumas décadas, sou eu.
Esta entrada foi publicada em Gabrielle Zevin. ligação permanente.

Uma resposta a A Vida do Livreiro A. J. Fikry.

  1. Gisela diz:

    Adorei sua observação me deu vontade de ler esse livro depois desse post!
    ☺️🍀🙏

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s