Como Eu Era Antes De Você

Imagem

Como Eu Era Antes de Você
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Edição: 1ª
Páginas: 320
Original: Me Before You

Esta é uma história que nos mostra como o amor pode modificar nossas vidas.

A protagonista da história é Louisa Clark, uma inglesa de 26 anos que quase não possui ambições na vida. Mora com seus pais, a irmã mais nova (que é mãe solteira), o pequeno sobrinho Thomas e seu avô. É garçonete em um café, que logo no início da trama é fechado, e é o momento onde Lou se vê desempregada e sem muitas perspectivas de melhora. Seu baixo salário ajudava em algumas despesas da casa, e a sombra de demissão que assolava seu pai a motivou a correr atrás de um novo emprego.

Como Lou não tem muitas qualificações (todos os seus empregos anteriores não exigiam coisas do tipo), ela se candidata a uma vaga de cuidadora de um tetraplégico, com contrato fechado de 6 meses e que não requer nenhuma especialidade, de acordo com o anúncio.

Will Traynor, de 35 anos, é rico, bonito, inteligente, e com um humor ácido capaz de derreter o mais sólido dos corações. Tudo seria perfeito na vida dele se não fosse o fato de ter ficado tetraplégico por causa um acidente ocorrido alguns meses antes.

A primeira impressão que Lou tem de Will, é que ele era um homem grosso e amargurado com a vida. Por conta disso, pensa, várias vezes em pedir demissão. O problema é que sua família precisava do dinheiro.

Fato é que acompanhar o amadurecimento de Louisa durante seus 360 dias é divertido, e ao mesmo tempo, edificante. Pensar que ela se transformou em uma pessoa com objetivos que não são mais limitados por seu cotidiano, traz esperança para qualquer um.

Um ponto que acho que ajudou na mudança de atitude de Lou foi seu não-relacionamento com seu namorado, Patrick, que vivia unicamente em prol de maratonas. Um outro coadjuvante é a família dela, e é, em parte, responsável por momentos de ternura e humor na trama.

O livro é predominantemente narrado em primeira pessoa por Lou, mas nos capítulos finais, a autora vira a narrativa, e outros personagens expõem seu ponto de vista, narrando a história também. Não chorei, nem nada. O final, apesar de um pouco previsível, me fez pensar. Até que ponto pode o amor interferir nas escolhas que fazemos para nossas vidas? Como você era antes de achar o amor?

Esta é minha primeira leitura de Jojo Moyes. Gostei da sua escrita, e achei-a leve e sucinta, sem muitos rodeios.

Destaque:
” — É que… não aguento pensar que você vai ficar aqui pelo resto da vida – Ele engoliu em seco.
— Você é muito inteligente. Muito interessante.
— Ele desviou os olhos de mim.
— Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.”

Anúncios

Sobre carolinayji

Desde que me conheço por gente, há algumas décadas, sou eu.
Esta entrada foi publicada em Jojo Moyes. ligação permanente.

2 respostas a Como Eu Era Antes De Você

  1. Tilla diz:

    Tinha imaginado uma história supreendente, que nos fizesse pensar realmente em como somos e como seriamos após esse encontro. Não deu para perceber a emoção desse livro no seu texto, creio q ele realmente não exista. Porém a capa é bonita.

  2. Parece interessante. Não sei se compraria agora, mas talvez na próxima promoção da Amazon.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s