O Sentido de um Fim

Imagem

O Sentido de um Fim

Autor: Julian Barnes
Editora: Rocco
Ano: 2012
Edição: 1
Páginas: 160
Original: The Sense of an Ending

Confesso que adquiri o livro por causa de seu título, o qual me chamou bastante a atenção. Após ler a sinopse do livro, permiti-me desejá-lo de fato. Tenho um quê de masoquista e gosto de padecer junto com o protagonista de romances que acho que farão me fazer sofrer e me debulhar em lágrimas.

A história é narrada por Tony Webster, um homem de 60 anos. Um dado acontecimento em sua vida o obriga a revisitar o passado: os tempos de escola, as amizades com Adrian, Alex e Colin e seu conturbado relacionamento com Verônica.

Em meio a essas lembranças, o narrador coloca em xeque a própria existência. O protagonista nos faz submergir em questões filosóficas como amor não correspondido, suicídio, e sobre a influência da memória, já que o que fazemos hoje pode refletir no futuro. No nosso ou no de terceiros.

Julian Barnes, aos 67 anos foi o escritor vencedor do “Man Booker Prize 2011”, o principal prêmio da literatura de língua inglesa, pela autoria do livro O Sentido de Um Fim.
Apesar de muito elogiado, devo confessar que este livro não foi um dos meus preferidos. Talvez não tenha maturidade ainda para entender, afinal, qual é o sentido de um fim.

Destaques:

[1] “O que você acaba lembrando nem sempre é a mesma coisa que viu.”

[2] “Nós vivemos com suposições fáceis, não é? Por exemplo, que a memória é igual a: eventos mais tempo. Mas é tudo muito mais complicado do que isso. Quem foi que disse que a memória é o que nós achávamos que tínhamos esquecido? E devia ser óbvio para nós que o tempo não age como um fixador, e sim como um solvente. Mas não é conveniente – não é útil – acreditar nisso; não nos ajuda a tocar nossas vidas; então nós simplesmente ignoramos.”

Anúncios

Sobre carolinayji

Desde que me conheço por gente, há algumas décadas, sou eu.
Esta entrada foi publicada em Julian Barnes. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s